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Parlendas Brasileiras


Parlendas Brasileiras: Uma Viagem Cultural com Luís da Câmara Cascudo

Você já parou para se perguntar sobre o fascinante mundo das parlendas? Essas pequenas composições, tão presentes no universo das tradições orais, são como pequenos tesouros que nos conectam com as raízes de nossa cultura. Já se pegou participando de uma brincadeira infantil e entoando uma delas sem nem perceber?

Mas as parlendas vão além de simples entretenimento. Elas desempenham um papel importante na interação e socialização das crianças. As parlendas são como pontes que nos ligam ao nosso passado, enquanto nos divertimos no presente. Já parou para pensar como essas expressões culturais moldam as relações entre os pequenos, incentivando a cooperação e o trabalho em equipe.

Parlendas são pequenas composições orais que se caracterizam pela repetição de versos e pela participação da comunidade. São muitas vezes cantadas ou recitadas, acompanhadas de gestos ou brincadeiras, e têm um caráter lúdico, sendo frequentemente utilizadas como uma forma de entretenimento e socialização entre crianças. (Santos,2016)

Luís da Câmara Cascudo, renomado folclorista brasileiro, reconhecia nas parlendas uma forma de poesia infantil transmitida oralmente entre as gerações. Como parte integrante do vasto folclore brasileiro, essas composições são marcadas por versos simples, frequentemente acompanhados de gestos ou ações, durante o desenrolar de brincadeiras ou atividades lúdicas.

A visão de Cascudo sobre as parlendas vai além do mero entretenimento, percebendo nelas uma importante ferramenta de transmissão de valores, tradições e linguagem. Elas exploram uma diversidade de temas, desde simples contagens numéricas até jogos, adivinhações e brincadeiras, refletindo, assim, a riqueza da criatividade e imaginação do povo brasileiro.

Classificadas por Cascudo conforme diferentes tipos de brincadeiras e contextos nos quais são empregadas, as parlendas oferecem uma compreensão mais profunda da diversidade e função dentro do folclore brasileiro. As sete categorias de parlendas incluem: parlendas de números, letras, tirar, adivinhação, arreliar, acabar e pular corda, cada qual desempenhando um papel específico dentro das atividades infantis.

Parlendas De Números

Parlendas de números são um tipo específico de parlendas que têm como foco principal a contagem numérica ou a utilização de números como elemento central da narrativa. Elas são frequentemente utilizadas como ferramenta educacional para ensinar e reforçar conceitos matemáticos básicos de uma forma lúdica e envolvente.

Essas parlendas geralmente apresentam uma sequência numérica, seja contando de forma progressiva ou regressiva, e muitas vezes são acompanhadas de gestos ou movimentos que correspondem aos números mencionados. Essa combinação de ritmo, repetição e interatividade torna o aprendizado dos números mais acessível e divertido para as crianças.

Além disso, as parlendas de números também podem ser utilizadas para desenvolver habilidades linguísticas, como a memorização, a compreensão auditiva e a pronúncia correta dos números. Elas são uma maneira eficaz de introduzir conceitos matemáticos de forma contextualizada e prática, tornando o processo de aprendizagem mais significativo para os alunos.

Por exemplo, uma parlenda de números pode envolver contar os dedos das mãos, os objetos em uma cena ou os passos em uma brincadeira, sempre seguindo uma sequência numérica. Essas atividades não apenas ensinam os números, mas também estimulam o raciocínio lógico e a coordenação motora das crianças.

Exemplos de músicas usadas em brincadeiras cantadas  :

1. Um, dois, feijão com arroz

Um, dois, feijão com arroz

Três, quatro, feijão no prato

Cinco, seis, falar inglês

Sete, oito, comer biscoitos

Nove, dez, comer pastéis

2. Homem aranha 

Homem aranha quer saber .

Quantas namoradas você vai ter :  1 – 2- 3 – 4 - 5....

3. Branca de neve 

Branca de neve quer saber.

Quantos namorados você vai ter : 1 – 2- 3 – 4 - 5....

Em resumo, as parlendas de números são uma ferramenta valiosa no arsenal educacional, proporcionando uma abordagem divertida e eficaz para ensinar conceitos matemáticos básicos às crianças, ao mesmo tempo em que promovem a interação e a participação ativa dos alunos.

Parlendas De Tirar

As "parlendas de tirar" são uma forma de parlenda que envolve a seleção ou eliminação de participantes em um grupo através de um processo de sorteio ou aleatório. Essas parlendas são frequentemente utilizadas em brincadeiras infantis, jogos de rua ou atividades recreativas para determinar quem será o próximo a participar de uma atividade, quem será o líder de uma brincadeira ou mesmo para remover participantes de uma competição de forma aleatória.

Um exemplo clássico de parlenda de tirar é o seguinte:

  • "Uni duni tê, salamê minguê, um sorvete colorê, o escolhido foi você."

Nessa parlenda, as palavras são escolhidas por sua sonoridade e ritmo, e não possuem um significado específico. Enquanto a parlenda é recitada, geralmente apontando para cada pessoa presente no grupo, o participante vai alternando de pessoa a pessoa. Quando a parlenda termina, a pessoa que está sendo apontada na última sílaba é a escolhida.

Essas parlendas acrescentam um elemento de diversão e imprevisibilidade às atividades em grupo, proporcionando uma forma lúdica e equitativa de selecionar participantes ou determinar a ordem das ações. Elas são uma parte importante das brincadeiras tradicionais e são transmitidas de geração em geração como parte da cultura oral.

As parlendas de tirar desempenham um papel significativo na promoção de valores importantes na educação infantil, especialmente no que diz respeito à inclusão e ao respeito pelos outros. Aqui estão algumas razões pelas quais elas são importantes:

Inclusão: As parlendas de tirar oferecem uma maneira equitativa e aleatória de selecionar participantes em jogos ou atividades. Todos têm a mesma chance de serem escolhidos, independentemente de características individuais, como habilidades físicas ou habilidades sociais. Isso promove um senso de inclusão, onde cada criança se sente parte do grupo, mesmo que não seja selecionada naquele momento específico.

Respeito mútuo: Ao participar de parlendas de tirar, as crianças aprendem desde cedo a respeitar as decisões aleatórias e a aceitar o resultado sem parcialidade ou favoritismo. Isso promove uma cultura de respeito mútuo, onde todas as crianças são valorizadas independentemente do seu status ou posição dentro do grupo.

Desenvolvimento emocional: Participar de parlendas de tirar também ajuda no desenvolvimento emocional das crianças, ensinando-as a lidar com a inevitabilidade do fracasso ocasional. Mesmo quando não são escolhidas, as crianças aprendem a lidar com a decepção de forma saudável, reconhecendo que faz parte do processo e que há sempre novas oportunidades à frente.

Habilidades sociais: As parlendas de tirar incentivam as crianças a interagirem umas com as outras de maneira positiva e colaborativa. Elas precisam prestar atenção umas nas outras enquanto a parlenda é recitada e respeitar o espaço e os sentimentos dos outros participantes. Isso ajuda no desenvolvimento das habilidades sociais, como comunicação, empatia e cooperação.

Divertimento e engajamento: Além de todos os aspectos educacionais, as parlendas de tirar também adicionam um elemento de diversão e entusiasmo às atividades em grupo. O processo aleatório de seleção mantém as crianças engajadas e ansiosas para participar, tornando as experiências educacionais mais envolventes e memoráveis.

Outros exemplos incluem:

  • Escravos de Jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros, fazem zigue-zigue-zá.
  • Lá em cima do piano tem um copo de veneno, quem bebeu, morreu, o culpado não foi eu.
  • O carro de sorvete está passando pela rua qual sabor você quer ? Chocolate (cho-co-la-te). A criança selecionada no “quer” fala qualquer sabor , e instrutor continuará a partir do ultimo selecionado cada criança é uma silaba, é escolhido a criança referente a ultima silaba, e assim por diante.
  • O carro do padeiro está passando pela rua quando pães você quer? 5 (1-2-3-4-5). A criança falara um número, e instrutor continuará a partir do ultimo cada criança representará será um número,  é escolhido o que representar o último número falado .
  • Uma pulga na balança deu um pulo e foi à França. Os cavalos a correr, os meninos a brincar, vamos ver quem vai pegar.

Em suma, as parlendas de tirar são mais do que apenas uma forma de selecionar participantes em atividades. Elas são uma ferramenta valiosa na promoção de valores essenciais, como inclusão, respeito mútuo, desenvolvimento emocional, habilidades sociais e engajamento, tornando-se assim uma parte importante do currículo da educação infantil.

Parlendas de letras

As Parlendas de letras são uma forma de brincadeira ou expressão oral que utiliza as letras do alfabeto como elemento central. Elas são geralmente compostas por frases ou versos curtos, nos quais as letras são mencionadas ou utilizadas de alguma forma para criar um ritmo ou uma sequência lúdica.

Essas parlendas podem ser utilizadas como uma ferramenta educacional para auxiliar no aprendizado do alfabeto, da grafia das letras e na associação entre as letras e os sons que elas representam na língua falada. Elas são especialmente úteis para crianças em idade pré-escolar ou em fase inicial de alfabetização, pois proporcionam uma maneira divertida e envolvente de introduzir e praticar conceitos básicos de linguagem.

Além disso, as Parlendas de letras também podem ter uma função mnemônica, ajudando as crianças a memorizar a ordem das letras do alfabeto. Ao associar as letras a uma sequência específica dentro de uma parlenda, as crianças podem reter melhor essa informação, facilitando o processo de aprendizado.

Um exemplo são as parlendas utilizadas para pular corda :

1. Sorvete 

Sorvete quente, sorvete gelado

Qual é a letra do seu namorado:  A – B – C – D .....

2. Quero saber 

Quero saber quando eu crescer

a letra da cidade em que eu vou viver :  A – B – C – D .....

3. Cabelo

Cabelo penteado, cabelo arrepiado,

Qual é a letra do seu namorado: A – B – C – D .....

4. Jarra de leite

A jarra de leite caiu no chão

Qual é a letra da sua profissão : A – B – C – D .....

 

O legado de Luís da Câmara Cascudo é indissociável do estudo e da preservação das tradições populares brasileiras, incluindo as parlendas. Sua perspectiva sobre essas manifestações infantis as concebe como elementos dinâmicos do folclore nacional, espelhando, assim, a identidade cultural do Brasil. A contínua apreciação e investigação dessas expressões por parte dos interessados evidenciam a perenidade e relevância da rica diversidade cultural brasileira.

Que tal se envolver ainda mais no fascinante mundo das parlendas? Estendemos o convite para você explorar nossa seleção exclusiva no YouTube, repleta de uma variedade de parlendas cuidadosamente escolhidas para divertir e educar os pequenos. Desfrute de rimas animadas que certamente prenderão a atenção das crianças, proporcionando momentos de diversão e aprendizado. Não deixe passar a chance de mergulhar nesse rico patrimônio cultural, que atravessa gerações e encanta pessoas de todas as idades. Acesse aqui nossa playlist embarque nessa aventura junto conosco!

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Nota:

Santos, P. P., & Fávero, O. (2016). "Parlendas e brincadeiras populares: A linguagem na construção da identidade cultural da infância." Revista Brasileira de Educação em Língua Materna, 16(1), 83-102.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 11. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1972.

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