Flickr

10/recent/ticker-posts

Brincadeiras para páscoa

Brincadeiras para páscoa

Vivenciei uma agradável experiência de dar aulas por 10 anos, e sei que que as crianças amam essa data, e como tia também sei como é o fim de semana, a casa cheia de sobrinhos e amigos.

Para tornar essa data mais divertida vou deixar aqui 3 ideias de brincadeiras muito legais que podem ser realizadas tanto na escola quanto em casa.

Já realizei ás 3 e deu muito certo, as crianças amaram. Algumas vezes fiz variações, o que você também pode fazer, abuse da criatividade, na hora da diversão toda ludicidade é válida.

Todas as dicas devem ser realizadas em grupo, ou pelo menos 2 pessoas, valorizo o trabalho em grupo pois é uma habilidade muito importante para o desenvolvimento humano, e é também uma das tarefas mais difíceis, e por isso exige muito treinamento, para o desenvolvimento desta competência. Fatores importantes neste processo incluem:

Desenvolvimento de habilidades sociais: como comunicação, colaboração, empatia e respeito mútuo. Essas habilidades são importantes para o sucesso em todas as áreas da vida, desde a escola até a carreira e vida pessoal.

Aprendizado colaborativo: pois pode ajudar as crianças a aprender de forma mais eficaz do que se estivessem trabalhando sozinhas. Quando trabalham em grupo, elas podem compartilhar ideias, discutir conceitos e aprender uns com os outros.

Desenvolvimento de liderança: como liderança de equipe, tomada de decisão e resolução de conflitos. Essas habilidades são valiosas para a vida e carreira futura.

Aumento da motivação: isso ocorre porque o trabalho em grupo pode tornar a aprendizagem mais interessante e envolvente, além de ajudar a criar um senso de comunidade na sala de aula ou em família

Preparação para a vida: a maioria dos trabalhos e projetos na vida adulta exigem que as pessoas trabalhem em equipe, portanto, a habilidade de trabalhar em grupo é fundamental para o sucesso na vida adulta.

QUE COR?

INSTRUÇÃO

Tocas: Desenhe 3 círculos no chão de cores diferentes. (Os tamanhos dos círculos dependeram do número de participantes)

Refúgio: Desenhe uma nuvem maior que os círculos, pode desenhar outra coisa, desde que não seja círculo para as crianças não se confundam.

Casa do lobo: Desenhe uma casa, uma toca, um quadrado, um espaço da forma que preferir, só não repita as formas anteriores.

A casa do lobo precisa ser longe das tocas, para que os coelhinhos livres não trombem nos que estão presos.

O refúgio precisa ficar longe das tocas para que os coelhinhos tenham espaço para correr.

Escolha do lobo: O mediador escolherá alguém, para ser o lobo. Escolha de forma lúdica com brincadeiras tipo:

O carro do sorvete está passando pela rua qual sabor você quer? ...




O lobo ficará entre as tocas e o refúgio delimite um espaço para ele não ficar muito perto das tocas.

Os coelhinhos deveram estar espalhados dentro das tocas coloridas atentos a voz do lobo.

O lobo perguntará:

___ Coelhinho! Saí da toca?

Os coelhos responderão:

___ Que cor?

Se o lobo responder laranja apenas os participantes da toca laranja deverão correr para nuvem.

Quem o lobo conseguir pegar o lobo levará para casa dele.

Voltará ao centro perguntará novamente e repetira a brincadeira até que todas as tocas estejam vazias.

Escolhe-se um outro lobo e reinicia a brincadeira.

O lobo pode escolher duas cores ou três cores, mas dificilmente escolhem porque a brincadeira acaba mais rápido.

Se preferir faça orelhas para o lobo. 

Pegue o molde em aqui em word ou PDF e deixe do tamanho que preferir para imprimir. Depois faça em Eva ou com papel firme.

Caça aos ovos

Casa: construam os ovos juntos, com desenhos, decorações papel colorido.

O mediador irá espalhar os ovos coloridos pela casa, quintal, no exemplo coloquei ovos na parede e colado no armário, é uma opção, passar fita e colar em alguns lugares também geralmente são os que eles mais demoram para perceber.

Certifique-se de que colocou os ovos em lugares seguros os quais as crianças tenham acesso.

A caça aos ovos é individual, e os participantes podem pegar todos os ovos que encontrar.

Vence o jogo quem achar mais ovos .

Se precisar do molde dos ovos clique aqui para word , ou PDF .

Variação: Pode fazer também o ovo dourado um ovo diferente de todos os quais os participantes não saibam. Só saberão no final na hora da contagem.

Quem achar o ovo dourado é o vencedor. Mesmo que os outros participantes tenham encontrado mais ovos.  

Abuse da criatividade, pode fazer cestinhas, saquinhos, para guardarem os ovos coletados.

Escola: Dívida a turma em grupos. (Já fiz com mais de uma turma também da super certo)

A quantidade de cores será referente a quantidade de equipes. (ex.4 cores – 4 equipe)

Faça grupos para decorarem os ovos. A quantidade de ovos será planejada de acordo com o tamanho da turma, espaço onde será realizado e tempo hábil para a brincadeira.

Cada cor deverá ter a mesma quantidade de ovos .    

No caso da educação infantil leve os ovos cortados apenas para eles decorarem.

No dia da caça aos ovos, a escola deverá ser avisada, caso contrário outras crianças poderão achar os ovos espalhados na escola e pegar.

Os alunos de sua sala não poderão sair, até que todos os ovos estejam escondidos.

Enquanto um professor esconde os ovos, o outro pode ficar na sala pintando os rostinhos dos alunos. Ou colocando orelhinhas decoras m cada um. Caso precisa pegue os moldes das orelhinhas aqui: word pdf  .

A brincadeira é em equipe. Cada grupo terá uma cor.

Se a turma for do infantil é indicado por uma fita de TNT ou uma pulseira da cor do seu grupo no braço, ou uma marcação na mão com tinta guache da cor que representa a equipe

Regras: Cada grupo irá coletar apenas os ovos da cor do seu grupo.  (ex. Quem estiver com a pulseira amarela pega os ovos amarelos.)

Lembre-os que o trabalho é em equipe.

Vence a equipe que coletar mais ovos no tempo determinado, respeitando a sua cor.

Siga as cores

Idade : 2 – 4 e Ensino especial

Pode reutilizar os ovos da brincadeira anterior.

Todos os participantes recebem as mesmas quantidades de ovos e as mesmas cores.

Em casa ou no ensino individual, cada participante terá a chance de criar sua própria sequência e outro deverá copiar.

Na escola a professora pode fazer no quadro.

Parece bem simples, mas para algumas crianças é uma atividade complexa.

 

Decorando o OVO

Idade : 4 - 10 e Ensino especial

Material : Atividade impressa e 1 dado para cada participante .

A atividades pode ser realizada utilizando canetinha, giz de cera, lápis de cor, tinta, pode ser com pincel ou colorir com o dedo. 

Deixei aqui uma versão da atividade maior. 


Existem diversas maneiras de realizar essas mesmas brincadeiras .
Me conte aqui nos comentários o que você fará esse ano com seus pequenos  

Veja também : Jogos eletrônicos com temas de Páscoa. 

  Para momentos divertidos em família nesta Páscoa separamos um material especial para você.


 Mais de 100 Atividades para Páscoa, acesse aqui, download liberado na hora. 


Postar um comentário

0 Comentários