Brincadeiras para páscoa
Vivenciei uma agradável experiência de dar aulas por 10 anos, e sei que que as crianças amam essa data, e como tia também sei como é o fim de semana, a casa cheia de sobrinhos e amigos.
Para
tornar essa data mais divertida vou deixar aqui 3 ideias de brincadeiras muito
legais que podem ser realizadas tanto na escola quanto em casa.
Já
realizei ás 3 e deu muito certo, as crianças amaram. Algumas vezes fiz variações,
o que você também pode fazer, abuse da criatividade, na hora da diversão toda ludicidade
é válida.
Todas
as dicas devem ser realizadas em grupo, ou pelo menos 2 pessoas, valorizo o trabalho
em grupo pois é uma habilidade muito importante para o desenvolvimento humano,
e é também uma das tarefas mais difíceis, e por isso exige muito treinamento,
para o desenvolvimento desta competência. Fatores importantes neste processo
incluem:
Desenvolvimento
de habilidades sociais: como comunicação, colaboração, empatia e respeito
mútuo. Essas habilidades são importantes para o sucesso em todas as áreas da
vida, desde a escola até a carreira e vida pessoal.
Aprendizado
colaborativo: pois pode ajudar as crianças a aprender de forma mais eficaz do
que se estivessem trabalhando sozinhas. Quando trabalham em grupo, elas podem
compartilhar ideias, discutir conceitos e aprender uns com os outros.
Desenvolvimento
de liderança: como liderança de equipe, tomada de decisão e resolução de
conflitos. Essas habilidades são valiosas para a vida e carreira futura.
Aumento
da motivação: isso ocorre porque o trabalho em grupo pode tornar a aprendizagem
mais interessante e envolvente, além de ajudar a criar um senso de comunidade na
sala de aula ou em família
Preparação para a vida: a maioria dos trabalhos e projetos na vida adulta exigem que as pessoas trabalhem em equipe, portanto, a habilidade de trabalhar em grupo é fundamental para o sucesso na vida adulta.
QUE
COR?
INSTRUÇÃO
Tocas:
Desenhe 3 círculos no chão de cores diferentes. (Os tamanhos dos círculos
dependeram do número de participantes)
Refúgio:
Desenhe uma nuvem maior que os círculos, pode desenhar outra coisa, desde que
não seja círculo para as crianças não se confundam.
Casa
do lobo: Desenhe uma casa, uma toca, um quadrado, um espaço da forma que preferir,
só não repita as formas anteriores.
A
casa do lobo precisa ser longe das tocas, para que os coelhinhos livres não
trombem nos que estão presos.
O
refúgio precisa ficar longe das tocas para que os coelhinhos tenham espaço para
correr.
Escolha
do lobo: O mediador escolherá alguém, para ser o lobo. Escolha de forma lúdica com
brincadeiras tipo:
O
carro do sorvete está passando pela rua qual sabor você quer? ...
O lobo ficará entre as tocas e o refúgio delimite um espaço para ele não ficar muito perto das tocas.
Os
coelhinhos deveram estar espalhados dentro das tocas coloridas atentos a voz do
lobo.
O
lobo perguntará:
___
Coelhinho! Saí da toca?
Os
coelhos responderão:
___
Que cor?
Se
o lobo responder laranja apenas os participantes da toca laranja deverão correr
para nuvem.
Quem
o lobo conseguir pegar o lobo levará para casa dele.
Voltará
ao centro perguntará novamente e repetira a brincadeira até que todas as tocas
estejam vazias.
Escolhe-se
um outro lobo e reinicia a brincadeira.
O
lobo pode escolher duas cores ou três cores, mas dificilmente escolhem porque a
brincadeira acaba mais rápido.
Se
preferir faça orelhas para o lobo.
Pegue o molde em aqui em word ou PDF e deixe do tamanho que preferir para imprimir. Depois faça em Eva ou com papel firme.
Caça aos ovos
Casa:
construam os ovos juntos, com desenhos, decorações papel colorido.
O
mediador irá espalhar os ovos coloridos pela casa, quintal, no exemplo coloquei
ovos na parede e colado no armário, é uma opção, passar fita e colar em alguns
lugares também geralmente são os que eles mais demoram para perceber.
Certifique-se
de que colocou os ovos em lugares seguros os quais as crianças tenham acesso.
A
caça aos ovos é individual, e os participantes podem pegar todos os ovos que
encontrar.
Vence
o jogo quem achar mais ovos .
Se precisar do molde dos ovos clique aqui para word , ou PDF .
Variação: Pode fazer também o ovo dourado um ovo diferente de todos os quais os participantes não saibam. Só saberão no final na hora da contagem.
Quem achar o ovo dourado é o vencedor. Mesmo que os outros participantes tenham encontrado mais ovos.
Abuse
da criatividade, pode fazer cestinhas, saquinhos, para guardarem os ovos
coletados.
Escola:
Dívida a turma em grupos. (Já fiz com mais de uma turma também da super certo)
A
quantidade de cores será referente a quantidade de equipes. (ex.4 cores – 4 equipe)
Faça
grupos para decorarem os ovos. A quantidade de ovos será planejada de acordo
com o tamanho da turma, espaço onde será realizado e tempo hábil para a
brincadeira.
Cada
cor deverá ter a mesma quantidade de ovos .
No
caso da educação infantil leve os ovos cortados apenas para eles decorarem.
No
dia da caça aos ovos, a escola deverá ser avisada, caso contrário outras
crianças poderão achar os ovos espalhados na escola e pegar.
Os
alunos de sua sala não poderão sair, até que todos os ovos estejam escondidos.
Enquanto
um professor esconde os ovos, o outro pode ficar na sala pintando os rostinhos
dos alunos. Ou colocando orelhinhas decoras m cada um. Caso precisa pegue os
moldes das orelhinhas aqui: word e pdf .
A
brincadeira é em equipe. Cada grupo terá uma cor.
Se
a turma for do infantil é indicado por uma fita de TNT ou uma pulseira da cor
do seu grupo no braço, ou uma marcação na mão com tinta guache da cor que
representa a equipe
Regras:
Cada grupo irá coletar apenas os ovos da cor do seu grupo. (ex. Quem estiver com a pulseira amarela pega
os ovos amarelos.)
Lembre-os
que o trabalho é em equipe.
Vence
a equipe que coletar mais ovos no tempo determinado, respeitando a sua cor.
Siga
as cores
Idade : 2 – 4 e Ensino especial
Pode
reutilizar os ovos da brincadeira anterior.
Todos
os participantes recebem as mesmas quantidades de ovos e as mesmas cores.
Em
casa ou no ensino individual, cada participante terá a chance de criar sua própria
sequência e outro deverá copiar.
Na
escola a professora pode fazer no quadro.
Parece bem simples, mas para algumas crianças é uma atividade complexa.
Decorando o OVO
Idade : 4 - 10 e Ensino especial
Material : Atividade impressa e 1 dado para cada participante .
A atividades pode ser realizada utilizando canetinha, giz de cera, lápis de cor, tinta, pode ser com pincel ou colorir com o dedo.
Deixei aqui uma versão da atividade maior.
Para momentos divertidos em família nesta Páscoa separamos um material especial para você.
Mais de 100 Atividades para Páscoa, acesse aqui, download liberado na hora.
0 Comentários